quinta-feira, 10 de junho de 2010

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA PARA OLIVER KLIGERMAN

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA PARA OLIVER KLIGERMAN

QUARTA-FEIRA, 9 DE JUNHO DE 2010

Resumo dos Fatos e Informações Importantes
(Escrito pelo pai do Oliver, Alberto Kligerman)

Após o diagnóstico de aplasia da medula severa (funcionamento de menos de 10% da medula), recebido no dia 30/5, Oliver Kligerman, de 21 anos, passou a receber desde o dia 3/6 a primeira linha de tratamento, que é a imunossupressão, uma vez que é alta a probabilidade desta doença ser auto-imune, em que os linfócitos-T destroem a medula óssea.

Os medicamentos utilizados (Thymoglobulina de coelho - por cinco dias - e Ciclosporina - por vinte e um dias) têm como objetivo zerar o sistema imunológico, de forma que os linfócitos-T percam a memória. Com isso, ele está completamente vulnerável, com leucócitos zerados, e está em um quarto com ar filtrado e sem receber visitas, de forma a não desenvolver infecção. Caso o tratamento seja bem sucedido, espera-se que em duas semanas a medula dele dê sinais de que voltou a funcionar.

Oliver está tranquilo, em repouso. Sabe que o processo é lento e não está ansioso. Além disso, estamos confiantes. Neste período, ele está recebendo infusão de plaquetas, que foram obtidas através da bem sucedida campanha de doação de sangue realizada pelos amigos e familiares. Sua série vermelha (hemácias) está com valor baixo, mas suficiente para ele manter-se em repouso sem necessidade de transfusões. A questão de doações de sangue está, portanto, equacionada por enquanto.

A segunda linha de tratamento, que poderá ser utilizada, de acordo com os resultados da imunossupressão, é o transplante de medula óssea. Para tanto, estamos empenhados no cadastramento do maior número possível de pessoas entre 18 e 55 anos. O cadastramento, feito em hemocentros espalhados por diversas cidades do Brasil (ver abaixo), consiste no preenchimento de uma ficha (nome, endereço, telefone e assinatura) e uma rápida coleta de 5ml de sangue do braço, como em um exame de sangue comum, de forma a ser mapeado código HLA do cromossomo 6, que deve ser igual para doador e receptor.

Os hemocentros de alguns estados, a pedido, fazem o cadastramento coletivo em empresas, clubes e associações.

Como a chance de se encontrar um doador compatível com uma pessoa que necessite de transplante é de 1 em 100.000, é fundamental ampliar o universo de pessoas cadastradas. O feliz encontro de um doador com um receptor compatíveis significa que uma vida está sendo salva a troco de um pequeno incômodo, ou seja, a retirada de apenas 10% da medula do doador, que se recompõe integralmente em 15 dias.

Os registros de doadores coletados em todo o Brasil formam o Registro de Doadores de Medula (REDOME), unificado. A busca é efetuada inicialmente no REDOME e, caso não seja encontrado doador compatível, a busca é estendida para os registros de todo o mundo, que estão integrados em um mesmo universo para consultas, chamado Bone Marrow Donors Worldwide (BMDW). http://www.bmdw.org/index.php?id=number_donors0&no_cache=1

POSTADO POR STÉFANO ÀS 18:59 1 COMENTÁRIOS
MARCADORES: DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Novidades e Confirmação dos Horários no Rio de Janeiro
Olá,

A primeira novidade é que o Oliver já tem um monte de doadores de plaquetas! Não precisamos mais doar plaquetas, portanto! A meta que persiste é encontrar um doador de medula para ele. Para isso precisamos que o maior número de pessoas possível se cadastrem nos bancos de medula (nacional ou internacional!).

Então... Somem seus esforços para fazer o cadastro no banco de medula (no HemoRio ou INCA). Demora menos de 5 minutos e vc só tira 5 mL de sangue, sem agendar hora e sem importar o tipo sanguineo do doador!

SENDO VOLUNTÁRIO, SEU "CÓDIGO" FICARÁ DISPONÍVEL PARA O BRASIL INTEIRO E PARA MUITOS OUTROS PAÍSES.

Isso significa que sua medula pode não ser compatível com a do Oliver, mas pode ser compatível com a de alguma outra pessoa que possa precisar, sabe-se lá quando ou onde, e para ela será igualmente importante o seu gesto.



Recebi as seguintes informações sobre a coleta da amostra de sangue para teste de compatibilidade, no Rio de Janeiro:
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - HEMORIO

(SEGUNDA A SEXTA DE 8 ÀS 12 HORAS)

Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro

CEP: 20.211-030

Telefone: (21) 2509-1290



Instituto Nacional de Câncer - INCA

(SEGUNDA A SEXTA de 7h30 às 14h30, SÁBADOS de 8 às 12 HORAS)

Praça da Cruz Vermelha, 23 – 2º andar – Centro – Rio de Janeiro

CEP: 20.230-130

Telefone: (21) 2506-6580




Vamos lá, levem seus amigos, parentes, etc!
POSTADO POR STÉFANO ÀS 18:52 1 COMENTÁRIOS
MARCADORES: DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA


Fonte: http://medulaparaoliver.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário